ESCOLA BÁSICA E JARDIM DE INFÂNCIA

Escola Básica 1

A primeira escola da freguesia, inaugurada em 1900, teve como primeiro professor, Manuel José Nogueira, então com 25 anos de idade. Foi construida junto à estrada que liga V. N. de Famalicão a Santo Tirso, via aberta ao público em 1890, e que actualmente se designa por Estrada Nacional 204. A escola de Avidos foi ganhando cada vez mais prestígio, sendo frequentada por alunos oriundos de freguesias limítrofes, como Lagoa, Cabeçudos, Esmeriz e Palmeira.

A Escola Básica 1 de Avidos, é composta por um edificio de três salas e uma sala em contentor. Possui também uma cozinha, duas casas de banho e um espaço coberto para recreio das crianças, que vai satisfazendo as necessidades das mesmas.

Jardim de infância

A construção do novo Jardim de Infância da Ponte, assim se designa, surgiu da necessidade, mais que evidente, de disponibilizar às crianças em fase pré-escolar, entre os 3 e os 6 anos de idade, um novo espaço, mais amplo e funcional, de modo a proporcionar-lhes um aprendizagem mais digna e eficaz, num ambiente moderno, devidamente equipado e adaptado às condições pedagógicas e físicas que um ensino de qualidade exige.

Atingindo um custo total de 257.622,14 €, este empreendimento escolar deu os seus primeiros passos com a realização do projecto e a sua aprovação pela Câmara Municipal de V. N. de Famalicão.

Em 8 de Setembro de 2002, o sonho tornava-se realidade! Neste dia, a população de Avidos pôde assistir ao lançamento da primeira pedra pelas autoridades locais, Presidenta da Câmara Municipal e Presidente da Junta de Freguesia.

Após um ano de trabalhos realizados, e cumpridos os prazos contartuais previstos, o edifício ficou em condições de ser ocupado em Novembro de 2003.

O espaço está dividido da seguinte forma:

  • Uma sala de actividades, onde é integrada a informática, a biblioteca e mesas de trabalhos;
  • Uma sala para prolongamento, e outra que serve de apoio a este, onde as crianças descansam após o almoço;
  • Uma casa de banho para as crianças, com os acessórios adaptados à sua medida;
  • Uma casa de banho para os adultos (educadoras e auxiliares);
  • Uma sala para as educadoras;
  • Uma sala refeitório, onde são servidos os almoços;
  • Possui ainda um amplo espaço de entrada, com vestiários.

(Ligação ao Blogue da EB1/JI de Avidos)

Anúncios
%d bloggers like this: